gpi-conexao-pix

GPI no Conexão Pix do Banco Central

O sistema de Gestão Pública Integrada – GPI, desenvolvido pela EL, foi apresentado hoje (11) no Conexão Pix, evento online organizado pelo Banco Central para apresentar o novo meio de pagamento.

O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. O Pix é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor.

É um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).

A diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora.

As instituições públicas poderão, por exemplo, receber os tributos, pagos pelo contribuinte, com baixa imediata. O GPI, nossa solução para modernizar e tornar a gestão pública mais eficiente, é integrado ao Pix e por isso foi apresentado no Pitch de Soluções. Saiba mais sobre Gestão Pública Integrada clicando aqui.

Confira abaixo nossa participação no evento.

(Reprodução: Youtube)

Quem pode usar o Pix?
Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional (conta de depósito à vista, popularmente conhecida como conta corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga) em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do Pix.

A data de lançamento do Pix está prevista para 05 de outubro de 2020, de acordo com o calendário:
– 05 de outubro: Início do processo de registro das chaves Pix;
– 03 de novembro: Início da operação restrita do Pix;
– 16 de novembro: Lançamento do Pix para toda a população.

Na página do Pix no site do Banco Central, é possível encontrar mais informações.