A NORMA ISO 9.001/2.008

ABNT NBR ISO 9.001/2.008 em transformação para versão 2.015 é uma norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma organização não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.

A certificação ISO é um recurso que as nações buscaram para dar confiabilidade em seus produtos, processos e serviços demonstrando ter um gerenciamento de gestão dos diversos sistemas através da documentação dos processos da empresa.

Logo-BSI

Logo-SGQ-TEC

Logo-INPI

SGQ

Objetivo

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ orientado pela norma ABNT NBR ISO 9.001/2.008 em transformação para versão 2.015 foi uma decisão estratégica tomada pela direção da E&L para estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente a eficácia dos processos, visando demonstrar a capacidade de organização para fornecer de forma coerente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente, repercutindo no aumento da satisfação dos mesmos.

O objetivo da E&L com a certificação é tornar todos os setores da organização sensíveis às demandas dos clientes, especificamente, órgãos públicos, além de oferecer produtos em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, com qualidade cada vez maior e custos cada vez menores através da padronização dos processos.

Visando esses objetivos, em 2015, a E&L recebeu o certificado do Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9.001/2.008 em transformação para versão 2.015, pelo INMETRO, por meio do órgão certificador BSI Brasil e o mantém até a presente data, por meio de auditorias realizadas periodicamente em nossa empresa.

Política da Qualidade da E&L

Melhorar continuamente nosso Sistema de Gestão da Qualidade para garantir a satisfação dos clientes, oferecendo soluções administrativas e tecnológicas que atendam aos seus requisitos.

Escopo de Certificação da E&L

“Comercialização, Elaboração, Desenvolvimento, Instalação e Manutenção de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Treinamento e Consultoria administrativa e tecnológica”.

MPS.BR

mps-br

Certificação MPS.BR

Em outubro de 2010 a E&L Produções de Software deu início ao processo de implantação do modelo MPS.BR – Melhoria no Processo de Software Brasileiro, nível G. Apesar de ser o primeiro, o nível G é considerado o mais difícil a ser implantado por interferir na cultura e processos da empresa. Esses fatores nos desafiaram a alcançar esse objetivo e com o empenho de todos os envolvidos, o modelo foi implantado com sucesso.

Como resultado do esforço, após um ano de implantação, nos dias 09 e 10 de novembro de 2011 a E&L Produções de Software passou por um dos momentos mais importantes de sua trajetória, onde foi realizada a avaliação do nível G do modelo MPS.BR para verificar se os resultados esperados estavam sendo atendidos.

O processo de avaliação geralmente é conduzido em dois momentos: a avaliação inicial e a avaliação final, porém, em casos mais raros, se a empresa atender a todos os resultados esperados com eficácia, ou seja, caso todos os itens do nível avaliado sejam atendidos a empresa poderá optar em realizar a avaliação final junto à avaliação inicial. Na E&L, o processo de avaliação foi conduzido pelo Sr. Marcos Kalinowski, Avaliador Líder, e pela Srtª Cristina Cerdeiral, Avaliadora Adjunto da COPPE/UFRJ e Felipe Menegheli Moreira, representante da E&L na equipe de avaliação.

É com orgulho e satisfação que comunicamos a todos os colaboradores, clientes e amigos que a E&L alcançou com magnificência as suas expectativas durante a avaliação. Somos a primeira empresa no Estado do Espírito Santo a obter o certificado atendendo todos os resultados esperados no primeiro dia de avaliação, (09/11) o que nos permitiu realizar as avaliações, inicial e final, em uma só etapa.

Essa vitória é atribuída à motivação e empenho da equipe da E&L diretamente envolvida com a implantação que tornaram possível a certificação. O Consultor Rodrigo Dal Moro nos deu o suporte necessário para tornar esse desejo em realidade. “Esse resultado apenas demonstra tudo aquilo que percebi como consultor nesses meses de trabalho em sua empresa e pode ser resumido em uma palavra: comprometimento!” afirmou Dal Moro.

A certificação significa muito para a E&L e para todos os colaboradores e clientes que trabalham diretamente com o desenvolvimento de projetos de software, pois além de oferecer vantagens competitivas em todo o país nos traz o reconhecimento sobre os investimentos financeiros e nos permite aprimorar nossos processos de gerenciamento de projetos e gerenciamento de requisitos. Segundo o Diretor Estratégico Sr. Estevão: “Com o MPS.BR passamos a ter conhecimento de quanto tempo é estimado para desenvolver um novo produto, qual será o investimento para o projeto, quem são os recursos, entre outras estimativas que desconhecíamos e que acabam gerando custos e retrabalhos desnecessários. Estamos muito felizes pelo resultado alcançado com a implantação do modelo.”

O certificado MPS.BR é um selo de qualidade que permite, através do gerenciamento de processos, mensurar a maturidade do desenvolvimento de projetos de software. Pelos inúmeros benefícios que já temos tido a oportunidade de usufruir, nosso objetivo é ir em busca de outros níveis de maturidade para nos tornarmos em um centro de excelência no desenvolvimento de projetos de software.