capa-site

Tudo sobre o eSocial

 

 

O eSocial é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas. Trata-se de um sistema do governo que unificará o envio das informações de seus empregados, servidores e estagiários.

 

O eSocial irá uniformizar, centralizar as obrigações relativo aos trabalhadores fiscalizado o cumprimento da legislação, envolvendo a Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social e Caixa Econômica Federal.

 

Ao enviar uma informação do seu órgão público, através do eSocial, para os órgãos envolvidos no projeto, a fiscalização do seu órgão estará ocorrendo online.

 

Todas as empresas, órgãos públicos, autarquias e fundações estão obrigados a enviar informações de seus funcionários, sua forma de trabalho para os órgãos envolvidos no projeto.

 

Foi desenvolvido um cronograma para implantação do eSocial:

 

 

Portanto, a partir de 08 de julho de 2021, entra a obrigatoriedade de envio dos eventos das empresas pertencentes ao 4º Grupo, onde estão classificados os órgãos públicos.

Ou seja, cada Prefeitura, Câmara, Saae, Instituto Municipal, deve fazer as configurações e envio dos eventos.

Ao todo são mais de 30 eventos que devem ser enviados, divididos nas 4 fases do projeto.

 

O eSocial é volumoso e fiscalizador.

Não enviar as informações, enviar fora do prazo, ou ter divergências, poderá acarretar em multas, fiscalizações, inclusive retroativas, e bloqueio da CND.

 

Existem muitas multas para envio de eventos em atraso, como por exemplo, envio de uma admissão em atraso,  o valor pode variar de R$ 402,53 a R$ 805,06 por funcionário.

Se os envios em atraso forem reincidentes, as quantias podem ser dobradas. 

Portanto precisam ficar atentos para cumprir com toda a legislação e obrigações, para evitar esses contratempos em seu órgão.

 

Live eSocial