selo-06

E&L completa 24 anos com muita tecnologia e participação na vida das pessoas e instituições

Facilitar e melhorar a vida das pessoas e instituições e somar na busca da qualidade de vida. Criar soluções eficientes que impulsionam o desenvolvimento e promovam a cidadania. Desde 10 de agosto de 1993 são esses os propósitos da E&L Produções de Software e Gestão Pública Integrada. E sempre com o espírito de inovação, ousadia e visão de futuro.

Hoje, 24 anos depois, a empresa contabiliza aproximadamente 590 clientes distribuídos no Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Seus sistemas dão suporte diário na vida muitos cidadãos e, principalmente, de órgãos públicos como prefeituras, com soluções para as áreas mais diversas como a saúde, educação, assistência social, meio ambiente, contabilidade, recursos humanos e tantas outras.

el_15anos100Mas antes de chegar a quase 3500 sistemas instalados, a história é longa e começou timidamente em Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo. Visionário, o então funcionário público Estevão Henrique Holz, que hoje é Diretor Estratégico da E&L, percebeu a necessidade de o município realizar os pagamentos dos servidores de forma mais eficiente e pediu ajuda ao seu amigo Walter Braun para construir um programa com essa funcionalidade.

Mesmo com as condições desfavoráveis da época, como a falta de computadores na prefeitura da cidade, os dois jovens não desanimaram e após uma semana, depois de erros, acertos e persistência, o sistema ficou pronto e a folha de pagamento foi feita com precisão. Com o objetivo alcançado, surgiu a ideia de informatizar todos os setores da prefeitura.el_15anos079

Daí então, o primeiro cliente foi a Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, que contratou os jovens empreendedores para instalar o sistema Tributário. Depois vieram os outros sistemas, como o de contabilidade. No entanto, por serem funcionários públicos, Estevão e Walter não podiam ser proprietários de empresa. Dois anos depois, e muito conhecimento na área de programação, tomaram uma decisão: criaram a E&L Produções de Software e Gestão Pública Integrada.

Uma garagem, dois computadores e a oportunidade no boom da informática

viagem_de_estevão_e_doriedson_à_bahia_-_1999_cópia_JPEGInicialmente, a empresa funcionava na garagem da casa do pai do Estevão, com apenas dois computadores. Em meados da década de 1990, com o “boom” da informática, as prefeituras começaram a comprar computadores para atender melhor suas necessidades e, consequentemente, passaram a procurar opções de sistemas alternativos e mais baratos que os auxiliassem na administração pública.

Nesse momento, a E&L já estava à frente, desenvolvendo sistemas com maior custo-benefício e valores mais acessíveis. De “porta em porta” e por meio da comunicação “boca a boca”, os jovens ofereciam seus produtos às prefeituras.

Hoje, em sua sede localizada no centro de Domingos Martins, e contando com filiais e diversos pontos de apoio localizados na Bahia, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a empresa atingiu a marca de 350 funcionários.

O Diretor Estratégico Estevão Henrique Holz revela o segredo da E&L: é o desenvolvimento de sistemas modernos para a criação de soluções que impulsionam o desenvolvimento social, a qualidade no atendimento ao cliente e a preocupação constante em aperfeiçoamento.

“Olhar para trás e saber que você faz parte da história e do progresso de muitos municípios, nos quais muitos nem tinham computadores, e hoje estão 100% informatizados, com uma entrega de serviços que facilita a vida do cidadão, é gratificante. Transformamos a tecnologia da informação para a cidadania”, salienta Estevão.

el_educacao_2“Queremos a empresa cada vez mais com presença nacional”

Apesar dos números significativos, os desafios agora são outros. Estevão afirma que a empresa está concluindo um grande projeto, que colocará todos os sistemas na web e os disponibilizará em aplicativos para mídias interativas, trazendo mais um diferencial competitivo e qualidade e eficiência na entrega dos sistemas para os clientes da E&L.

“Queremos a empresa cada vez mais com presença nacional. Já sabemos que podemos fazer a diferença na história dos municípios e estados, fornecendo recursos humanos e tecnológicos capazes de promover a modernização administrativa das organizações públicas e privadas que desenvolvem o país”, afirma o diretor estratégico, Estevão Henrique Holz.

Texto: Montanhas Capixabas / Foto: Divulgação E&L
Fonte: Portal Montanhas Capixabas