el_gestao_saude_2

Sistema de saúde da E&L facilita a vida para a gestão pública, usuários e pacientes

Imagine chegar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma consulta e ter o seu prontuário on-line, com todo o seu histórico médico, possibilitando um plano de intervenção, emissão de atestados ou receitas, requisições e encaminhamentos, entre outros serviços, de forma mais rápida e eficiente.

Para a E&L Produções de Software e Gestão Pública Integrada isso já é possível para, aproximadamente, mais de 500 mil pacientes, de 32 municípios, que utilizam o sistema de gestão de saúde desenvolvido pela empresa.

O software foi criado para atender as demandas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicas, laboratórios e prontos atendimentos, oferecendo uma completa estruturação em seus processos de trabalho.

Eficiente para as gestões públicas municipais, o sistema atende aos padrões do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) do Ministério da Saúde. Entre suas funcionalidades, estão os prontuários eletrônicos e o controle do atendimento prestado às famílias e seus integrantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

el_gestao_saude_1Thiago Gonçalves Brasil Rodrigues, gerente da equipe de desenvolvimento de Educação, Saúde e Assistência Social da E&L, salienta que os prontuários eletrônicos permitem a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

“O prontuário eletrônico é uma forma mais segura de guardar as informações de atendimento dos pacientes. Ele otimiza a eficiência do serviço, oferecendo em tempo real a atualização dos registros. Além disso, eles dão comodidade de acessar os dados dos pacientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Como se não bastasse, os dados podem ser acessados simultaneamente por mais de um profissional”, explica Thiago.

Economia e portal do paciente

Por meio da utilização do sistema de gestão de saúde, a economia e segurança são garantidas sem a utilização de papéis. Além disso, a UBS também tem maior controle de distribuição de recursos (medicamentos, exames, consultas), maior controle de desperdícios, maior controle de produção da equipe, integrações com os sistemas de governo para envio de produção e garantia do retorno de recursos.

Outra funcionalidade do software desenvolvido pela E&L é o Portal do Paciente, no qual o cidadão tem acesso direto aos históricos de atendimentos que foram registrados pelo profissional que utilizou o Prontuário Eletrônico.

A solicitação de exames eletrônicos e agendamento de retornos também podem ser feitos on-line. Quando a cidade possui farmácias e laboratórios com sistemas da E&L integrados, a gestão de saúde e todo o processo de emissão de receitas e agendamentos de exames se torna ainda mais fácil e eficiente.

Funcionalidades do sistema da E&L:

• Gerenciamento administrativo;
• Agendamento de consulta;
• Controle de farmácia;
• Regulação e TFD (Tratamentos Fora do Município)
• Gestão de Benefícios;
• Produção Ambulatorial;
• Controle de Vacinas;
• Controle de laboratório.

Texto: Montanhas Capixabas / Foto: Divulgação E&L
Fonte: Portal Montanhas Capixabas