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Certificações ISO 9001

O que é ISO 9001?

Pense neles como uma fórmula que descreve a melhor maneira de se fazer algo.


Certamente você já viu alguma empresa que possui este selo e muito provavelmente já se perguntou, tá bom, mas o que é esse tal de ISO 9001?

A ISO ( International Organization Standardization ) é um sistema de gestão que possui um conjunto de normas com o objetivo de otimizar os processos com a finalidade de melhorar o desempenho das empresas.


É exatamente nesse  contexto organizacional que entra a gestão da qualidade, que corresponde ao ISO 9001. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. É uma forma de documentar a cultura da empresa, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

 

Objetivos da Gestão da Qualidade

 

A norma ISO 9001 conta com 8 princípios da qualidade. São vários requisitos, provenientes das experiências de várias organizações, que podem ser usados por qualquer empresa que deseja utilizar o sistema. Assim cada princípio deve ser analisado e estudado para que seja atingido o sucesso na implantação do modelo:

 

  • Foco no Cliente: os funcionários devem trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e agradável, pois sem eles a empresa não obteria a sua fidelização;
  • Liderança: deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;
  • Abordagem de Processo: é a relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada;
  • Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, onde tudo que faz parte do sistema interaja. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados;
  • Envolvimento das Pessoas: conforme explica o conceito de Gestão da Qualidade, a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa;
  • Melhoria Contínua: nesse princípio, a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para atingirem a qualidade;
  • Abordagem Factual para Tomada de Decisões: através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;
  • Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: tanto funcionários, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.

 

Benefícios da ISO 9001.

A implementação correta das normas pode alavancar significativamente o progresso da empresa, confira abaixo alguns benefícios ISO 9001:

 

  • Redução de custos : Uma das principais vantagens da ISO 9001 é a redução de custos e consequentemente o aumento na renda que as normas podem gerar para a empresa. Alguns dos fatores que levam a essa redução de custos.

    Otimização de processos: Com as normas da ISO 9001 é necessário criar um fluxo de informações que transitam pelos setores de forma mais organizada. Possibilitando, a partir dessa implementação, ser possível identificar erros que travam o sistema de maneira mais rápida e eficiente.
  • Reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho: No momento em que a organização obtém o “selo de conformidade ISO 9001” ela passa a ter reconhecimento nacional e internacional sobre o aspecto da qualidade do serviço ofertado pela mesma. Ganha-se uma vantagem frente aos seus concorrentes.
  • Melhora no relacionamento entre a organização e seus clientes : Quando o sistema de gestão da qualidade é implantado, a empresa busca ter seu foco principal voltado para o público e não para o produto. A ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes sejam atendidas e por isso ela possui um requisito destinado à satisfação do cliente. Com a busca pela satisfação do cliente a empresa acaba reduzindo os custos do retrabalho podendo investir em novos produtos, além de melhorar sua imagem e seu desempenho.

 

  • Possibilita o maior desenvolvimento entre os colaboradores: Com a ISO 9001 os colaboradores se tornam capazes de compreender todos os processos que acontecem dentro organização, conseguindo perceber a importância da sua participação no processo. A organização mostra que ela pensa no futuro e busca melhorias, levando ânimo e aumentando as chances de progresso do colaborador.
  • Serve como recurso na busca pela qualidade total: Com a implantação das normas, a empresa consegue antecipar problemas que possam ser gerados durante os processos, resolvendo antes que aconteçam. É possível que se tenha uma visão prévia das possíveis falhas e melhorias que devem ser implantadas.

 

ISO 9001 na prática.

Qualquer empresa que pensa em melhorar a forma de trabalhar e também a sua gestão, independente do seu tamanho ou área de atuação pode implementar a norma.

A EL Produções de software desde 2005 vem sendo auditada anualmente, atualmente pela BSI GROUP que colabora com a finalidade de melhorar continuamente as nossas atividades, agilizar os processos e reduzir custos.

Nosso Núcleo de Gestão da Qualidade ( NGQ ) se dedica diariamente visando as melhorias de processos, assim como auxiliar para tornar a empresa resiliente e competitiva no mercado, construindo uma governança corporativa sendo mais eficiente e sustentável para satisfazer cada vez mais os nossos clientes. 

Um longo caminho percorrido durante anos para ser uma empresa com excelência na produção de softwares para a gestão pública, a El vem conquistando as seguintes certificações:

 

2005 – Conquistamos o certificado na ABNT NBR ISO 9001:2000 (Sistema de Gestão da Qualidade SGQ) que garante a melhoria contínua de seus processos.

2008 – Aprovados como uma empresa qualificada no desenvolvimento de software, pelo Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros PNAFM.

2010 – Conquistamos a certificação ABNT NBR ISO 9001:2008 Certificados no SGQ-TEC (prog. de qualificação e certificação de empresas de tecnologia da informação), correspondente a norma ISO 9001:2008.

2012 – Certificados no MPS.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) no nível G.

2014 – Certificados no MPS.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) no nível F.

2017 – Rumo a transição da norma ABNT NBR ISO 9001:2015.

2018 – Conquistamos o certificado na ABNT NBR ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade SGQ) que garante a melhoria contínua de seus processos.

 

No mês de outubro a EL recebeu a visita do Auditor Externo Sr Massagi Paulo Muku do órgão certificador BSI, cujo objetivo foi a verificação dos processos da empresa e conformidade com os requisitos da norma para se manter a certificação.

 

A Alta Direção da EL Produções de Software demonstrou comprometimento e envolvimento com o sistema de gestão da qualidade, provisão de recursos necessários para sua manutenção e melhoria, bem como, foco no cliente.
A EL foi recomendada para continuação da certificação na norma ABNT ISO 9001:2015.

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