ITILH_logomarca

E&L já qualificou mil pessoas e cria oportunidades de emprego

Encontrar profissionais “prontos” no mercado não é tarefa fácil para uma empresa de Tecnologia de Informação (TI). Ciente desse desafio, o grupo E&L – que atua com desenvolvimento de software, suporte em gestão pública, internet, entre outras áreas – mantém uma frente voltada para qualificação e treinamentos.

Trata-se do Instituto de Tecnologia e Inovação Luzia Holz (ITILH), que é uma Organização Civil de Interesse Público (Oscip). Foi criado pela E&L há 10 anos com foco na formação profissional especializada para as demandas das empresas do grupo, dando oportunidade às comunidades martinense e capixaba, além de estados como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Em dez anos, quase mil pessoas já passaram pelos cursos de qualificação do Instituto. Além de preparar novos profissionais que são aproveitados pela empresa e também pelo mercado, ainda atende a demanda de reciclagens e atualizações dos técnicos e colaboradores dos quadros da E&L.

“Somos uma empresa de TI (Tecnologia da Informação), os sistemas estão em constante renovação e precisamos sempre trabalhar a formação. Esse é um desafio, porque o tipo de profissional que procuramos quase nunca está pronto no mercado. Precisamos prepará-los”, explicou Jeanine Koehler Fraga, coordenadora do Instituto.

O ITILH atua com os profissionais do grupo no Espírito Santo, Minas, Bahia e Rio de Janeiro. Este mês, por exemplo, o Instituto deu capacitação na área de censo e sistema de gestão educacional, a partir da solicitação da Gerência de Programação da E&L, para repassar as inovações aos técnicos externos. Neste curso, que aconteceu em Domingos Martins, foram 11 técnicos participantes, sendo nove do Espírito Santo, um de Minas Gerais e outro do Rio de Janeiro.

Chance de emprego

O ITILH também está com inscrições abertas até 28 de abril para o curso de Técnico Externo, dentro do Projeto de Desenvolvimento de Talentos. O curso é gratuito e aberto para a comunidade. É preciso ter mais de 18 anos (ou completá-los em 2017) e o 2º grau completo. Os participantes com melhor desempenho no curso poderão ser contratados pela empresa.

Interessados devem comparecer pessoalmente à sede da ITILH, na Av. Koehler, 238, Centro, Domingos Martins-ES (próximo do hospital) munidos do currículo ou enviar para o e-mail: jeanine.koehler@el.com.br.

EL ja qualificou mil pessoas e cria oportunidades de empregoO ITIHL vai oferecer outro curso, o de linguagem Java. Este não terá previsão de contratação imediata, mas também ajudará aos participantes a buscar oportunidades no mercado de trabalho. As inscrições também já se encontram abertas. “É claro que se alguém se destacar pode ser contratado”, disse a coordenadora Jeanine.

Além destes, o ITILH também está com as inscrições abertas para quem deseja agregar conhecimento na área de instalação e manutenção de internet e, oportunamente, fazer parte do quadro de funcionários da Elonline, outra empresa do Grupo E&L. O curso terá cerca de 3 meses de duração e também será gratuito. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (27) 3268-1118.

Texto: Fabricio Ribeiro / Fotos: Fabricio Ribeiro
Fonte: Portal Montanhas Capixabas