EL_charles_santos

Software da E&L auxilia na gestão de Departamentos Pessoais de órgãos públicos

Nas gestões públicas é grande o número de servidores. Por exemplo, em muitos casos, do orçamento de uma prefeitura,a metade é destinada ao pagamento do pessoal. Tem até a Lei de Responsabilidade Fiscal que define o quanto pode ser gasto. Para cuidar disso tudo com segurança e eficiência, nada melhor do que um sistema de qualidade.

A E&L, empresa especializada em sistemas e softwares com foco na gestão pública, desenvolveu um sistema integrado intitulado E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento. Já são mais de 700 clientes em cinco estados que utilizam esse sistema. A intenção é auxiliar os departamentos pessoais das prefeituras e outros órgãos atendidos na integração de dados e facilitar o acesso dos servidores, para ser usado a qualquer momento.

Entre as vantagens do sistema desenvolvido pela E&L para os departamentos de recursos humanos está a facilidade para que os servidores tenham acesso aos contracheques, ficha financeira, comprovante de rendimento, aviso de férias e outras informações via internet. Além dessas vantagens, o sistema ainda avisa ao servidor sobre o período de férias e até sobre possíveis concursos a serem abertos.

Para o setor público, um benefício é que o próprio sistema disponibiliza relatórios de auditoria com as alterações feitas. Um exemplo seria a inclusão ou exclusão do servidor, além de conter a informação de quem realizou a alteração e o horário. O sistema também envia as informações da folha para o Portal da Transparência conforme definido por lei.

Outra característica para o órgão público que escolhe o software da E&L é que o ponto eletrônico é integrado ao setor de Recursos Humanos (RH) e à folha de pagamento. Os documentos dos servidores são digitalizados e armazenados no sistema. Este procedimento evita que haja acúmulo de papel nos espaços, reduzindo o consumo do material.

Mais de 700 municípios já utilizam a solução da E&L na gestão de pessoal

De acordo com o gerente de desenvolvimento do setor de recursos humanos da E&L, Charles Santos, o sistema é utilizado em cerca de 705 municípios, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Ele acrescenta ainda que há parcerias entre a E&L com empresas privadas que são licenciadas para utilizar o sistema em órgãos públicos.

Charles explicou que a eficiência do sistema está ligada ao seu controle rígido. “Nada passa despercebido. O sistema assegura um controle rígido dos dados armazenados, principalmente porque esses dados serão emitidos e enviados a órgãos de controle como o Tribunal de Contas e ao Governo Federal”, garantiu.

O gerente de desenvolvimento revela que há uma satisfação ao saber que o sistema de E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento é responsável pelo pagamento desses servidores.

“É uma responsabilidade muito grande. Os funcionários recebem seus salários através do processamento desse sistema. É muito gratificante saber que nossos clientes se sentem seguros e confiam no nosso trabalho”, conta.

O sistema em números

Atualmente, mais de 68.850 servidores têm por mês os contracheques emitidos através do sistema, sendo que quase 1 milhão de servidores já passaram pelo E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento. Mais de 180.000 funcionários públicos têm sua vida funcional, descontos e proventos gerenciados. O sistema ainda administra mais de R$ 300 milhões em folhas de pagamento mensalmente.

Texto: Montanhas Capixabas / Foto: Divulgação E&L
Fonte: Portal Montanhas Capixabas