Egner_Luiz_Rainholz-_Gerente_de_Desenvolvimento_da_EL

E&L tem tecnologias que ajudam na preservação do meio ambiente

Dentro das gestões públicas municipais, as secretarias de meio ambiente são responsáveis por cadastrar, licenciar, monitorar e fiscalizar condutas, processos e obras; realizar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter científico, tecnológico, cultural e educativo; e conceder licenciamento ambiental para atividades e obras.

A fim de melhorar a eficiência do trabalho realizado pelas secretarias de meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios, a empresa E&L Produções de Software e Gestão Pública criou um sistema de meio ambiente destinado às prefeituras.

O software da E&L tem mecanismos que estimulam inclusive a conscientização, a mudança de hábitos e de comportamentos por meio da participação popular. Além disso, torna as atividades da pasta mais ágil e eficiente, auxiliando no gerenciamento das atividades passíveis de licenciamento ambiental.

Egner Luiz Rainholz, Gerente de Desenvolvimento da E&L e responsável pelo software, destaca que dentre as vantagens de adotar o sistema em uma gestão municipal está a melhoria da comunicação com os requerentes ambientais, o maior controle dos processos internos e a promoção da participação popular.

“O software proporciona maior controle sobre as condicionantes ambientais e sobre as licenças e seus prazos. O município estará integrado com outros softwares, como o de protocolo e de administração de receitas tributárias, o que diminui o retrabalho entre os processos de interação dos setores. A participação popular, por meio de recursos como cadastro de denúncias e reclamações, também aumenta”, afirma Egner.

O gerente de desenvolvimento também acrescenta que, ao adotar o sistema de meio ambiente, a gestão também obtém maior agilidade de comunicação. “Com essa ferramenta, será possível que a empresa requerente do licenciamento preencha suas características técnicas via Web, caso seja de interesse do órgão, tornando mais veloz o processo de acompanhamento do licenciamento”, afirma Egner Luiz Rainholz.

O software também promove a economia financeira das prefeituras que o adotam por meio da otimização do tempo dos funcionários, com o aumento do controle dos processos internos com o software integrado; e da diminuição dos gastos com impressões dentro da secretaria de meio ambiente.

Texto: Montanhas Capixabas / Foto: Divulgação E&L
Fonte: Portal Montanhas Capixabas